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segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Workshop Secult/Itaú Cultural acontece entre 24 e 26 de novembro

Por Maíra Andrade, da Ascom/Secult
Em novembro os agentes culturais sergipanos terão acesso à nova edição de um grande projeto de capacitação. Trata-se do Workshop Secult / Itaú Cultural, que está em sua segunda edição e que capacitará 80 gestores e fazedores culturais de todo o Estado.
Sob o tema ‘Elementos Atuais de Gestão Cultural’, o curso acontecerá entre os dias 24 e 26 de novembro no Auditório do Palácio Museu Olímpio Campos, e visa motivar o gestor a procurar o aperfeiçoamento de suas habilidades e ampliar o seu repertório em áreas imprescindíveis à boa execução do trabalho de administração no setor cultural.
Entre as pautas das discussões estão cultura e novas mídias, com a pesquisadora Paula Martini; produção cultural, com produtor e gestor cultural, Romulo Avelar; e desenvolvimento de ações e projetos com o gestor cultural, Gustavo Wanderley.
Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o curso é um projeto que surge de mais uma parceria de sucesso firmada pela Secretaria de Cultura. “Desde que assumimos a gestão buscamos estreitar as relações com as instituições que fazem cultura. Através destas parcerias já conseguimos trazer muitas ações para Sergipe, a exemplo deste curso que está na segunda edição. Ficamos muito felizes em trazer mais uma capacitação para os sergipanos, e espero que eles o extraiam na sua essência”, destaca a gestora.
As inscrições para o Workshop Secult e Itaú Cultural podem ser feitas a partir de 1º de novembro através do email projetos@cultura.se.gov.br. Mais informações pelo telefone (79) 3179-1916.
Confira a programação:
Dia 24/11/2011 - das 15 às 18h; das 19 às 22h.
Tema: Cultura e novas mídias: direitos autorais, novos modelos de negócio e comunicação digital.
A oficina tem como objetivo discutir as novas formas de produção, distribuição e consumo da cultura em meio digital frente às questões legais, enfocando a lei brasileira de Direitos Autorais e as possibilidades da tecnologia e da internet.
Dia 25/11/2011 - das 15 às 18h; das 19 às 22h.
Tema: Produção cultural: relações e processos de trabalho.
A oficina visa provocar reflexões sobre as relações que se estabelecem entre os produtores e gestores culturais e os artistas, a iniciativa privada, o poder público e o público, bem como sobre os processos de produção e gestão, com o intuito de buscar resultados mais efetivos e maior qualidade nas ações desenvolvidas na área.
Dia 26/11/2011 - das 9h às 12h; das 14h às 17h.
Tema: Curadoria e gestão cultural: desenvolvimento de ações e projetos
Compreender as diferentes dimensões que integram um projeto curatorial, com suas distintas inter-relações, é essencial para que um projeto se desenvolva de forma articulada e eficiente. A oficina Curadoria e Gestão Cultural traz uma reflexão sobre gestão e viabilidade dos projetos inseridos em seu contexto cultural, social e econômico, incluindo parcerias e patrocinadores. A oficina contará com apresentações de conteúdos e cases vivenciados pelo palestrante convidado.
Sobre os palestrantesPaula Martini
Pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV RJ, onde coordena o projeto Estrombo - Novos Modelos de Negócio e Canais de Distribuição para a Indústria da Música (FGV, SEBRAE, BID e Facebook) e colabora com os projetos Creative Commons e Cultura Livre. Sócia-diretora da Martinica Digital, empresa de comunicação digital que desenvolve estratégias nas áreas de cultura e responsabilidade social, focada em novos modelos de negócio e mobilização.
Rômulo Avelar
Produtor e gestor cultural, Rômulo Avelar foi responsável pela produção e direção de diversos espetáculos musicais. Administrador de empresas, estudou na Escola de Produção Cultural da Fundição Progresso do Rio de Janeiro. Atuou em empresas como Fiat, MBR e Teatro Alterosa, e na área pública, como Superintendente de Cultura de Contagem, Diretor de Promoção da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, Assessor Especial da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Presidente da Comissão Técnica de Análise de Projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Nos últimos anos, tem ministrado cursos nas áreas de produção, planejamento e gestão cultural, em várias cidades brasileiras. Atualmente trabalha como Assessor de Planejamento do Grupo Galpão e do Grupo do Beco.
Gustavo Wanderley
Gestor cultural da Casa da Ribeira educação & cultura, Natal/RN. Profissional com treze anos de experiência na implementação e desenvolvimento de projetos e ações culturais e sociais. Diretor de planejamento e projetos da produtora House cultura & cidadania. Foi secretário adjunto de cultura do Município do Natal/RN. Formado em Psicologia com aperfeiçoamento em Responsabilidade Social Corporativa e negócios sustentáveis.  Especializando em Gestão Cultural pela Universidade de Girona (Espanha).

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