Tecnologia do Blogger.

domingo, 23 de outubro de 2011

MinC e Ipea assinam termo de cooperação para mensurar dados da economia criativa brasileira

Ministério da Cultura / Sheila Rezende
21 OUTUBRO 2011
por Leo Salazar
Ministério da Cultura celebrou, em 11/10/2011, mais um acordo de cooperação. Desta vez, a parceria foi firmada com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e possui como principal escopo a realização de pesquisas, estudos e mapeamentos sobre a economia criativa brasileira. O documento foi assinado pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e pelo presidente do Ipea, Márcio Pochmann.
“É muito importante termos esses dados sobre a economia da cultura do país. O Brasil não pode ficar de fora dessas estatísticas. Nós temos que construir dados para poder olhar para trás”, afirmou a secretária Cláudia Leitão, titular da Secretaria de Economia Criativa (em estruturação). O acordo produzirá indicadores do desenvolvimento municipal da cultura, estudos sobre o consumo cultural e o mapeamento de vocações econômico-cultural em determinadas regiões e deve sinalizar potenciais bairros e cidades criativas.
Márcio Pochmann, presidente do Ipea, acredita que o Brasil tem sido muito criativo, mas está na hora de construir uma política que alicerce a criatividade do povo brasileiro. “Esse convênio institucionaliza a relação entre o MinC e o Ipea com a finalidade de estabelecer elementos informativos, analíticos para a construção de políticas públicas para a economia criativa”.
Outro objetivo do acordo de cooperação é estabelecer as condições necessárias à participação do MinC na Conferência do Desenvolvimento (Code/Ipea), que acontecerá em novembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento contará com uma arena da economia criativa onde serão realizadas palestras, oficinas, workshops, seminários, e também, uma amostra de produtos e empreendimentos criativos.
Economia criativa é um dos principais aspectos que constituem a base da nova riqueza, riqueza que é centrada no trabalho material. Essa economia está sendo identificada como força dinâmica de uma economia nacional pelo seu potencial de geração de riqueza e, ao mesmo tempo, ocupação. Ela abre perspectivas para um desenvolvimento menos desigual”, concluiu Pochmann.
Também faz parte do acordo a elaboração de modelo de acompanhamento das metas dos programas da SEC/MinC. “Teremos um conjunto de metas que devemos atingir ao final de quatro anos. Para acompanhá-las, será elaborado uma metodologia para saber se os objetivos estão sendo alcançados”, explicou Cláudia Leitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP