Tecnologia do Blogger.

domingo, 25 de setembro de 2011

Fundação de Portugal lança exposições via smartphones e tablets

foto LUSA/José Coelho
A Fundação Serralves, no Porto, apresentou esta terça-feira uma aplicação tecnológica para smartphones e tablets. O público poderá visitar, via multimédia, os jardins e exposições da instituição, e através da ferramenta é ainda possível apreciar cerca de três mil obras de arte, noticia a Lusa.
O director de Serralves, João Fernandes, indicou que a nova aplicação, em parceria com a Samsung, «permite democratizar a obra de arte». Agora, será possível levantar gratuitamente 25 tablets pelos visitantes da instituição cultural.
Aos conteúdos de texto, som, vídeo e fotografia, são juntados também depoimentos e biografias de artistas e comissários das exposições patentes, como informação sobre as obras, excertos de críticas, agenda das actividades, informações úteis de horários ou tarifários e até acesso ao espólio de Serralves, nomeadamente a perto de três mil obras.
O projecto foi co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e desenvolvido pela «M-Insight Tecnologies» e está disponível para iPhone e iPad como também para a tecnologia Android.
Os valores do investimentos não foram confirmados, considerados pela instituição como irrelevantes, por se tratar de «uma parceria win-win», onde todos ganham.
A aplicação oferece aos visitantes informações sobre eventos e outros destaques futuros, e ainda quatro percursos geo-referenciados, entre os 45 e os 120 minutos.
Nas viagens pedestres propostas pela aplicação, o público poderá aprender sobre o património arquitectónico, paisagístico e artístico da casa, do museu e dos parques da Fundação.
Se for a Serralves, poderá ver até 2 de Outubro a exposição «Off the Wall» (Fora da Parede), e completar a sua visita requisitando um tablet na recepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP