Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 26 de março de 2012

WORKSHOP DEBATE OS CAMINHOS DA ARTE CONTEMPORÂNEA

Entre os dias 18 e 20 de abril acontece na Sociedade Semear o workshop “Entre Percursos e Circuitos – Manobras da Arte”, ministrado pela pedagoga Sanzia Pinheiro, como parte do programa Rumos Artes Visuais 2011/2013, do Programa Itaú Cultural. O evento pretende debater os caminhos da arte contemporânea, contribuindo para a articulação, consolidação e/ou aprofundamento de um cenário artístico-cultural propício ao desenvolvimento de práticas artísticas. O curso é voltado para profissionais das artes visuais – pesquisadores, estudantes, artistas, galeristas.
O workshop foi organizado pelos oito curadores viajantes da edição 2011/2013 do “Rumos Artes Visuais”. Seu maior objetivo é contribuir para a articulação e a consolidação de um cenário artístico-cultural propício ao desenvolvimento de práticas artísticas. Para isso, oferecerá suporte na formação profissional de agentes do meio e base crítica para uma leitura qualitativa da produção atual, através de encontros com artistas e agentes culturais das cidades visitadas.
O curso acontecerá todos os três dias das 17 às 21 horas. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 03 de abril pelo telefone (79) 3214-5800 ou pelo e-mail culturaeartes@sociedadesemear.org.br

Programação:
1º dia: arte aqui
Conhecer e discutir a produção artística do local, lançando uma discussão acerca de sua conjuntura. A partir de um mapeamento do campo da arte da cidade (identificando artistas, espaços expositivos e de formação, mercado, críticos, curadores, gestores, políticas públicas dentre outros), buscar compreender suas dinâmicas de desenvolvimento, localizando-o num contexto maior – o brasileiro – e discutindo, junto aos participantes, possíveis estratégias para seu agenciamento.
2º dia: arte hoje
Apresentar, com base nas discussões prévias acerca da produção artística local, interesses e questões diversas que têm permeado a atual produção em arte contemporânea, buscando paralelos entre esta e o contexto vivenciado pelos participantes do workshop. Este módulo tem caráter eminentemente histórico.
3º dia: arte, cultura e pensamento crítico
Localizar a produção artística à luz das reflexões sobre a cultura que são mais amplamente desenvolvidas por campos diversos, como o da arte, da filosofia, comunicação, antropologia, dentre outros. A partir da bibliografia indicada, promover discussões acerca de pontos nevrálgicos da produção em arte contemporânea, visando colaborar também para o adensamento do pensamento crítico acerca da arte produzida no local.
SANZIA PINHEIRO
Sanzia Pinheiro Barbosa (Natal-RN,) graduada em pedagogia; especialização em filosofia, e mestrado em Ciências Sociais pela UFRN. Fez curso com Fernando Cocchiarale, Chus Martinez e Paulo Reis. Foi professora substituta da UFRN no ano de 2002/2004.  Integrou a Rede Nacional Funarte-2007 (Boa Vista-RR). Coordenou o Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal (9ª e 13ª edições). É membro do Colegiado de Artes Visuais (Representação/nordeste). Entre os projetos de residências artísticas e intervenção que coordenou podemos destacar: PANORAMA 8.0, em 2004; VISUAIS-2005; DENcidade-2007(Conexões Artes Visuais MINC/Funarte); duas edições do PROSPECTA 2008-2009 (as quais integraram a Rede Nacional de Artes Visuais MINc/Funarte).  Manteve ao lado do artista Jean Sartief a coluna semanal “Fermentações Visuais”, de artigos críticos-reflexivos sobre a arte contemporânea questões discutidas nacional e internacionalmente, no jornal Tribuna do Norte (entre os anos de 2007 e 2009). Além de contribuições com a imprensa local, Sanzia possui textos publicados no catálogo do Projeto Tripé/2008 SESC, no catálogo d a 10ª Bienal de Havana-2009 e na Bienal de Porto Santo-Portugal-2007. Coordenou o Setor de Artes Visuais da Fundação Cultural Capitania das Artes entre 2009-2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP