Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Aracaju sediará reunião do Fórum Nacional de Secretários da Cultura

Foto Ascom/Secult
A capital sergipana receberá nos próximos dias 29 e 30 de março a 1ª Reunião Ordinária Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura de 2012. Esta deve ser a última reunião da gestão da secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, enquanto presidente da entidade, cargo que ocupa desde maio de 2010. Durante o encontro, serão escolhidos os representantes que comporão a nova presidência e diretoria do Fórum.
Nesses dois anos à frente da entidade, Eloísa Galdino acumula importantes conquistas, a exemplo do Programa de Fortalecimento Institucional pela Implementação do Sistema de Cultura, que foi lançado oficialmente pela ministra da Cultura, Ana de Holanda, no dia 2 de março. O programa irá beneficiar 17 Estados e 20 municípios brasileiros.
“A ideia de criar um mecanismo para auxiliar Estados e municípios nesse processo de implementação do Sistema Nacional de Cultura surgiu durante as reuniões do Fórum e representa um grande avanço na relação institucional entre o Ministério da Cultura e os Estados. O nosso objetivo à frente do Fórum sempre foi o de fortalecer essa relação que, sem dúvida, só traz benefícios para a cultura como um todo”, ressalta Eloísa Galdino.
Durante os dois dia de encontro dos secretários e dirigentes estaduais de Cultura, que acontece no Palácio Museu Olimpio Campos, serão discutidos diversos temas, a exemplo do Projeto de Reformulação da Lei Rouanet, as mudanças no Programa Cultura Viva e o Programa de Apoio aos Estados na Formulação dos seus Planos Estaduais de Cultura. Para falar sobre os temas, serão convidados nomes importantes que compõem o Ministério da Cultura (Minc).
O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura possui um papel fundamental na construção das políticas culturais em âmbito nacional e regional. O Fórum tem por finalidade possibilitar a participação e atuação dos Estados na formulação de diretrizes básicas de uma política cultural comum, respeitando-se o contexto da diversidade cultural brasileira. Além disso, a entidade tem por objetivo propor e oferecer, com o apoio das instituições culturais federais, mecanismos de facilitação, visando fortalecer os processos do desenvolvimento cultural do País e assegurar o intercâmbio artístico e cultural entre os Estados membros.
Para integrar o Fórum, os membros devem ser secretários de Estado e dirigentes máximos de órgãos oficiais ou seus representantes credenciados, que tenham atribuições de conduzir e executar a política de cultura em âmbito estadual. Cada Estado poderá ter somente um membro com direito a voz e voto. Anualmente, um membro é escolhido para dirigir a entidade.
Em 2010, a secretária de Estado da Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino, foi escolhida para presidir o Fórum. Em março de 2011, por unanimidade, ela foi reeleita e permanece na função de presidente até o dia 30 de março de 2012, quando será eleito um novo dirigente para a entidade. Além da presidência, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais da Cultura é composto por cinco vice-presidências, que contemplam todas as regiões brasileiras.
*Nota do FAVS: Amanhã às 16:30h na Casa Rua da Cultura, Praça Camerino, 210- Centro, os Fóruns dos setores culturais se reunirão pra redigir documento que será apresentado no Fórum Nacional de Secretários da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP