Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O metrô de Estocolmo, na Suécia

O metrô de Estocolmo é chamado de Tunnelbana, Metro ou U-Bahn pelos suecos e tem três linhas: azul, verde e vermelha. Foi inaugurado em 1957, e sua estações estão cheias de obras de arte, fazendo o que os suecos chamam da maior galeria de arte em extensão do mundo, com 110 km. Logo no início da construção, um grupo de artistas, liderados por Siri Derkert e Vera Nilsson, conseguiram com que artistas plásticos, escultores e artesãos fossem chamados para trabalhar com os engenheiros e os arquitetos na construção das estações, e o resultado hoje é um rico painel das artes plásticas na Suécia.
Esculturas, mosaicos e pinturas podem ser encontrados em 90 das 100 estações do metrô. Aproximadamente 140 artistas fizeram peças para a exposição permanente, e ainda uma centena tem participado das exposições temporárias.
O metrô é um exemplo de como se deve e se pode cuidar do espaço público e seu exemplo deveria ser seguido por todos os metrôs do mundo. O metrô de São Paulo começou agora a chamar artistas para participar da decoração das estações, esperemos que essa parceria se acentue e que passemos a ter obras de arte nas estações em construção mas também nas existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP