Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Encontro dos Artistas do Alto Sertão


http://www.agencia.se.gov.br/
Uma verdadeira celebração da cultura sergipana no sertão do estado. Foi assim o Encontro de Artistas do Alto Sertão, realizado na manhã dessa sexta-feira, 18, no povoado Lagoa Redonda, em Porto da Folha. Dezenas de agentes culturais da região compareceram ao evento, organizado por movimentos sociais com apoio do deputado estadual João Daniel. As ações de fomento à diversidade cultural sertaneja marcaram o debate.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) também marcou presença no Encontro, através da titular da pasta, Eloísa Galdino. A gestora levou a palavra do governador Marcelo Déda aos participantes do evento, esclarecendo que a partir dessa gestão, cultura deixou de ser um elemento meramente simbólico para tornar-se ferramenta de inclusão social e desenvolvimento humano em Sergipe.
Durante o evento, foi apresentada uma série de ações da Secult que estão impulsionando o desenvolvimento cultural do Alto Sertão e o que está planejado para ocorrer nos próximos anos. Vários artistas e militantes da área tiveram a oportunidade de questionar a gestora sobre temas diversos relacionados à cultura, como preservação do patrimônio histórico, circulação da arte sertaneja e elaboração de projetos culturais, por exemplo.
Na avaliação da secretária Eloísa Galdino, o encontro com os agentes culturais do Alto Sertão foi extremamente proveitoso. “É muito bom poder dialogar com quem produz cultura no interior do estado e estabelecer uma troca de informações: a gente traz informação de como eles podem potencializar ainda mais as atividades que desenvolvem, e nós, da Secult, percebemos pontos que precisamos avançar em nosso trabalho a partir desse contato mais próximo com a cultura do Sertão de Sergipe”, disse.
Nota de Wellington Santos artista plástico membro do Fórum: "Encontro com vários artistas da música nordestina, grupo de Teatro, agentes culturais militantes do MST e outros. Onde a Secretária de Estado da Cultura Eloísa Galdino falou das ações do Governo Deda para a cultura e abertura de linhas de Créditos para grupos e artistas na compra de instrumentos musicais e equipamentos necessários no desenvolvimentos da arte, através do Cred Banese Cultural, além de cursos de capacitação na elaboração de projetos culturais em parceria com o Sebrae. Estes foram os tópicos mais importantes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP