Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Estância recebe artistas plásticos sergipanos para fomentar Fórum de Artes Visuais

SaúdeNo dia 27 de agosto, sábado, às 14h, no auditório do pólo da UAB, os artistas plásticos Elias Santos e Antônio da Cruz, reuniram-se com os artistas plásticos estancianos com o intuito de unir os artistas sergipanos, para criarem o Fórum Permanente de Artes Visuais, que tem o objetivo de envolver todos os profissionais de artes visuais sejam eles fotógrafos, escultores, pintores dentre outros.

Nesse Fórum serão acrescentadas propostas para que haja o melhoramento da profissão, conforme foi sugerido pelos próprios artistas. Além disso, o Fórum irá fazer um intercâmbio entre os artistas da capital e os artistas do interior.

Os artistas plásticos estancianos acharam a ideia da criação do Fórum muito boa para a categoria, e decidiram unir-se na criação de projetos para fortalecer a cultura das artes visuais no município de Estância, porque até então eles trabalhavam individualmente.

Além dos artistas plásticos estancianos, também estiveram presentes na reunião, João Luiz, diretor municipal de cultura, Dárcia Bernadino, secretaria geral da secretaria municipal de Cultura, Juventude e Desporto, e Willycleide, secretária de gabinete da secretaria municipal de turismo e Comunicação.

Exposição com obras originais de mestres espanhóis em Vitória - ES

Obras originais de Pablo Picasso, Salvador Dalí, Francisco Goya e Joan Miró em exposição em Vitória de 2 de setembro à 2 de outubro de 2011. A exposição 'Mestres Espanhóis' abre as portas no Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo, que comemora 460 anos. A mostra é gratuita e acontece no Salão Afonso Brás. O estado é o primeiro no Brasil a receber esta megaexposição.
A Exposição Mestres Espanhóis conta com 101 desenhos originais desses grandes artistas, que fazem parte do acervo do Collezioni d'arte Camú, do Consorzio Camú, da Itália. As gravuras mais antigas, datadas de 1815, são o recorte das distintas vivências dos artistas e mostram cenas de peças teatrais, da vida, do tempo e de romances.

Fórum em Estância

Senhoras e Senhores,
 
Agradecemos a todos pela recepção ao Fórum na cidade de Estância. Agradecemos à prefeitura, às secretarias, aos funcionários e aos artistas. A avaliação que fizemos na última reunião aqui em Aracaju é que este contato foi excelente. Na próxima visita levaremos uma atividade, seja uma palestra ou uma oficina ou um seminário. Esperamos contar novamente com os apoios.
O intuíto do Forum é difundir artes visuais e promover intercâmbio com o maior número de artistas.
Mais uma vez muito obrigado.
 
Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Pauta para 6ª Reunião

Terça-feira, dia 30, às 19h30min, na Sociedade Semear
 
 Pauta
 
1-Reunião com a Secretaria de Cultura
2-O resultado da reunião com os artistas de Estância
3-Os próximos passos para a continuidade de construção do Fórum
4-O quê ocorrer.
 
O quê: Reunião do Fórum Permanente de Artes Visuais
Quando: terça-feira, dia 30/08/2011
Onde: Sociedade Semear Rua Vila Cristina148, Bairro São José, Aracaju.
Hora: 19h30min

Documento SECULT

Estaremos protocolando a entrega do documento na SECULT. Por conciliação de agenda ficou para ser nesta segunda-feira, 29/08, às 15 horas. É um documento derivado do Plano Estratégico do Fórum de Artes Visuais, conforme deliberação em reunião. Veja no topo na barra horizontal com o nome "documento SECULT". Em não se sentindo contemplado, envie a sua sugestão. Até às 11 horas do dia 29/08/11 podemos alterar, caso haja necessidade.

domingo, 28 de agosto de 2011

Sistema Nacional de Cultura

Caros artistas,
Fiquemos atentos ao desenrolar da tramitação para a aprovação do Sistema Nacional de Cultura.
Por mais que o Fórum procure atuar independente, precisamos lembrar que o dinheiro que vier a financiar a este dispositivo é dinheiro público. Portanto, todos têm direito ao uso. Claro que, com a mesma responsabilidade que cobramos dos gestores. 
http://www.cultura.gov.br/site/2011/06/22/sistema-nacional-de-cultura-28/ 
Antônio da Cruz

sábado, 27 de agosto de 2011

Edital de seleção de projetos de exposição para pauta de 2011 Galeria de Arte do SESC Centro- Sergipe

Na programação de abertura da exposição "Só Lâmina" de Nuno Ramos, dia 24/08 (quarta-feira), na Unidade Centro – Rua Dom José Thomas, 235, o SESC lançou o Edital de Seleção de Projetos de Artes Visuais, para o preenchimento da Pauta de 2012 da Galeria de Arte, com o objetivo de despertar e divulgar a produção dos artistas locais, levando em consideração o aspecto moderno e contemporâneo das obras de arte em suas diversas linguagens visuais. 
Clique aqui para acessar o edital (novo link) 

SESC apresenta exposição "Só Lâmina" de Nuno Ramos

Foto: arquivo SESC
Em cartaz na galeria de arte do SESC desde quarta-feira, 24/08, a exposição SÓ LÂMINA, de Nuno Ramos, um dos maiores artistas plásticos contemporâneos da atualidade. A mostra faz parte do projeto ArteSESC que vem realizando exposições itinerantes desde 1981 pelo Brasil com o objetivo de favorecer a difusão da arte.
A exposição “SÓ LÂMINA” possibilitará especialmente para os olhares mais críticos, sensíveis e questionadores a junção da literatura, artes visuais e música através dos elementos visuais que a arte contemporânea sugere e suscita nos espectadores uma postura mais criativa, exploradora e dinâmica.


Leia a matéria completa!

"O Senhor do Labirinto"

Foto: Divulgação

Patrocinado pelo Governo do Estado, o filme ‘O Senhor do Labirinto’ será apresentado pela primeira vez ao público sergipano em 12 de setembro, no Teatro Tobias Barreto (TTB), durante o Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE). A película conta a história de vida do japaratubense Arthur Bispo do Rosário, considerado pela crítica um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira do século XX.
"O Senhor do Labirinto" teve 95% das cenas rodadas em Sergipe e apresenta os atores Flávio Bauraqui (Arthur Bispo), Maria Flor (Rosângela) e Irandhir Santos (Wanderlei) nos papéis principais. Já foi apresentado no Festival de Cinema de Gramado, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Festival de Cinema do Rio, onde ganhou o Troféu Redentor de Melhor Filme de Ficção Brasileiro, eleito pelo júri popular. Leia matéria completa

Artes Visuais em Estância

foto Marcelo Barreto(clique aqui e veja mais imagens aéreas de Estância-SE)
Estamos criando o Fórum Permanente de Artes Visuais. Mas, considerando que queremos criá-lo com a abrangência estadual, estamos inicialmente visitando as cinco maiores cidades do estado. A primeira será Estância. Para isto, tivemos a colaboração de Luiz Carlos Dussantus, a Secretária de Cultura, Juventude e Desportos Aurenitha Morgana e o Diretor de Cultura João Luiz Pé duro.
Fizemos dois pedidos à Secretaria de Cultura de Estância: um local aonde possamos nos reunir com os artistas da área de artes plásticas, fotografia, artesanato e afins; e que a Secretaria convide estes artistas para esta reunião, uma vez que os conhece.
Representantes do forum partiram às 13h deste sábado e pretendem chegar às 15h em Estância.
Esse primeiro contato tratará dos seguintes assuntos:
1- O quê é o Fórum Permanente de Artes Visuais e quais os seus objetivos
2- O Porquê da criação do Fórum e como funcionará,
3- As aspirações e a importância do Fórum para os artistas das artes visuais
4- Ouvir e discutir com os artistas a relidade local e como suas demandas podem se inserir no planejamento estratégico do Fórum.
Em breve mais notícias sobre a caravana de artes visuais rumo ao interior do Estado.

Ata 5ª Reunião

Ata da Quinta Reunião para a criação do Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe.

Aos vinte e três dias de agosto do ano de dois mil e onze, às dezenove horas e trinta minutos, na sala três da Sociedade Semear, reuniram-se os artistas de artes visuais abaixo relacionados, com a seguinte pauta: 1-leitura da ata anterior; 2- preparativos da viagem a Estância; 3- Apresentação do documento Dirigido à SECULT e à Funcaju; 4- o quê ocorrer. Sobre a viagem à cidade de Estância ficou certo de se reafirmar para Luiz Carlos Dussantus a ida do grupo. A saída de Aracaju se dará às 13 horas, da Sociedade Semear. Ficou determinado que será necessário dinamizar as visitas ao interior para ampliar as discussões sobre o Fórum e ser organizado o seu lançamento. Foi avaliada a importância do diálogo com instituições como a Secult para que se firmem boas relações entre a comunidade artística e o poder público e assim haja avanço nas conquistas culturais. Sobre o documento a ser encaminhado às instituições foi reafirmada a necessidade da sua adequação, com a priorização de pontos considerados exequíveis e de interesse imediato dos artistas e possíveis de serem atendidos pela Secult e Funcaju, conforme documento em anexo, a ser entregue até o dia 26 de agosto. No Que Ocorrer, foi acrescentado o questionamento à SECULT sobre a estrutura, o gerenciamento e as relações das galerias com os artistas, como a cobrança de taxas ou outro recurso similar. Neste caso, os artistas visuais são os únicos que pagam para se apresentar, diferentemente dos demais que têm toda a estrutura a disposição e entram no palco com o cachê pago. Como tarefa ficou determinada a consulta aos regulamentos para o Fórum propor modificações. Aracaju, 23.08.2011. A. Cruz.



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Grafite, o filho bastardo da liberdade e do Caos

Surgido no começo da década de 1970, numa Nova York alquebrada financeiramente e sem perspectivas para a juventude do subúrbio, o grafite conquistou paulatinamente respaldo da crítica e espaço em galerias de arte.
Recém-lançado nos EUA, o livro "The History of American Graffiti" (Harper Design, 400 págs., R$ 89,30) recupera a evolução dessa manifestação, tecendo um mosaico que inclui mais de 500 entrevistas.
Em reportagem publicada na Ilustríssima de 21/8, Francisco Quinteiro Pires mostra que, apesar do status adquirido, o grafite ainda é visto por parte da América como atividade de vândalos. Há registros em vários Estados de endurecimento do combate à prática, com prisões e multas pesadas.
Parte da imprensa também torce o nariz para a arte de rua. Em editorial, o "New York Daily News" atacou a exposição "Art in the Streets", que aportaria no Brooklyn Museum no ano que vem, depois de uma bem-sucedida temporada na Califórnia. A itinerância nova-iorquina acabou cancelada. 
Fonte Folha de são Paulo

sábado, 20 de agosto de 2011

5ª Reunião

Pauta:
1- Leitura das atas anteriores
2 - Preparativos da viagem a Estância
3- Apresentação do documento dirigido à SECULT e à FUNCAJU
4- O quê ocorrer.

Quando: Dia 23/08/11, terça-feira
Hora: 19h30min
Onde: Sociedade Semear - Rua Vila Cristina, 148 - Aracaju - Sergipe - Tel: (79) 3302-6323 / 3214-5800.

Porque é importante a presença do maior número possível de artistas e produtores? 

Simples: queremos dialogar, e para isto, devemos participar. Vamos ter a oportunidade de interpelar, conhecer e nos informar dos assuntos que são do interesse de todos.

Ata 4ª Reunião

Ata da quarta reunião do Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe, aos dezesseis dias do mês de agosto de 2011, na sala número dois da Sociedade Semear, na cidade de Aracaju, Sergipe, às dezenove horas e vinte minutos, contando com a presença da lista em anexo. Na pauta constou, e foi feita, a leitura das atas anteriores; leitura e discussão do documento de estrutura do Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe. Tendo este documento sofrido as alterações conforme consta em anexo exposto publicamente no blog http://forum-artesvisuais-sergipe.blogspot.com/. No ponto O quê ocorrer foi deliberado que, o Planejamento Estratégico sofrerá adequação para ser apresentado à Secult de Sergipe e à Funcaju. Quanto às secretarias municipais do interior o documento receberá os acréscimos ou modificações dos artistas locais para atender a cada realidade. Ficou acertada a viagem à cidade de Estância no dia 27 de agosto, sábado, pelos seguintes voluntários: Marjorie, Cruz, Elias, Silvane e Genilson, ficando aberto para outros se integrarem à comitiva. A pauta da próxima reunião, dia 23, na Sociedade Semear, às 19h30min, fica como segue: 1-leitura da ata anterior; 2- preparativos da viagem a Estância; 3- Apresentação do documento Dirigido À SECULT e à Funcaju; 4- o quê ocorrer. Aracaju, 16 de agosto de 2011. Antônio da Cruz

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Caixa Cultural Brasília recebe a Arte de Henrique Lemes









Artista plástico mineiro radicado na Alemanha comemora 30 anos de carreira em exposição com 75 xilogravuras
A CAIXA Cultural Brasília inaugura, na próxima terça-feira (23), às 19h, a exposição “A Arte de Henrique Lemes”. Com curadoria de Elizabeth Nasser, a mostra reúne 75 xilogravuras desse mineiro radicado, desde 1992, em Bremen, na Alemanha. Com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, a exposição é livre para todos os públicos.
Na celebração de seus 30 anos de carreira, mais que a evolução do artista, as obras escolhidas revelam a passagem de Lemes para uma nova fase, marcada pelo aumento na dimensão e na variação das cores de suas gravuras. A mostra ocupa as Galerias Piccola I e II, com visitação até 23 de outubro, e conta ainda com uma palestra, com o artista, na quarta-feira (24), às 19h. Ler matéria completa

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

I Salão de Fotografia de Aracaju

A Prefeitura Municipal de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes - FUNCAJU, através da Galeria de Arte Álvaro Santos, torna público aos interessados a abertura das inscrições e estabelece normas relativas à realização do CONCURSO DO 1º SALÃO DE FOTOGRAFIA DE ARACAJU, que acontecerá entre os dias 23 de setembro e 22 de outubro de 2011, na Galeria de Arte Álvaro Santos, situada na Pça. Olímpio Campos, S/N, Centro, Aracaju/SE, destinado a selecionar o melhor trabalho artístico
fotografico.












>Confira o Regulamento clicando aqui

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Quarta Reunião

Pauta:
1- Leitura das atas anteriores
2 - Informes sobre as visitas às cidades do interior
3- Discutir a estrutura do Fórum
4- O quê ocorrer.

Quando: Dia 16/08/11, terça-feira
Hora: 19 horas
Onde: Sociedade Semear - Rua Vila Cristina, 148 - Aracaju - Sergipe - Tel: (79) 3302-6323 / 3214-5800.

PROCULTURA

Para conhecimento...

O CBC – Congresso Brasileiro de Cinema encaminha às entidades associadas convite da Frente Parlamentar Em Defesa da Cultura para o Seminário “Pró-Cultura – Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura”, que será realizado em Brasília, no próximo dia 16 de agôsto, no Auditório do Interlegis do Senado Federal.O evento objetiva promover o debate sobre o Projeto de Lei 6722 (PROCULTURA)que propõe importantes modificações na Lei 8313/9 e a matéria deve ser finalmente votada pela Câmara dos Deputados ainda este ano. 

O texto que foi originalmente encaminhado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional contempla o resultado de um processo de debates públicos, consultas e negociações desenvolvidas pelo Ministério da Cultura junto a todos os setores da cultural, inclusive o setor do audiovisual.

No entanto, segundo os relatos apresentados pelos representantes do setor audiovisual no CNPC – Conselho Nacional de Políticas Culturais, as deliberações aprovadas na última reunião sinaliza para uma real possibilidade de que, caso não ocorra uma grande mobilização e participação das entidades e lideranças do setorno processo de tramitação da matéria no Congresso Nacional, a criação do Fundo Setorial de Inovação do Audiovisual que havia sido longamente negociado com o Ministério da Cultura não será contemplado na lei que finalmente será aprovada pelo legislativo. Existindo também o risco de que o artigo 18 que oferece 100% de desconto aos patrocinadores de várias atividades relacionadas ao audiovisual seja extinto.
O CBC deve ainda reforçar suas reivindicações junto aos parlamentares, para que sejam votados vários outros projetos relacionados à cultura que fazem parte da agenda legislativa, que há anos está sendo proposta e defendida pelo CBC – Congresso Brasileiro de Cinema e entidades associadas.
A pauta que será apresentada solicitará que sejam imediatamente votados:
o PLC 116(Marco Regulatório das TVs por Assinatura); a PEC 416(Sistema Nacional de Cultura) a PEC 49(Cultura como Direito Social) a PEC 324(Ampliação e vinculação de percentuais mínimos da aplicação dos recursos orçamentários destinados à Cultura pela União, Estados e Municípios).
Queremos e defendemos também a imediata votação do: 
do PL 6722(PROCULTURA), 
+ do PL 6835(Plano Nacional de Cultura) 
+ do PL 5798(Vale Cultura).

Solicitaremos que também votem e aprovem a prorrogação da Lei 8.685/931 (Lei Audiovisual)e que neste processo também aprovem a autorização de utilização, em cultura, de 6% do IRpelas empresas.
E finalmente, que votem e aprovem, as urgentes e necessárias mudanças naLei 8.666, adequando-a a natureza das atividades artísticas e culturais e a regulamentação do Capítulo 5 e do Artigo 221, da Constituição Federal.
 
João Baptista Pimentel Neto
Presidente do CBC Congresso Brasileiro de Cinema

abs

Rosângela Rocha

Ata da Terceira Reuniao

Às dezenove horas do dia nove de agosto de 2011, na sala no 2 da Sociedade Semear, reuniram-se as pessoas constantes na lista em anexo a fim de discutir a constituição do Fórum Permanente de Artes  Visuais de Sergipe. Na pauta: o Planejamento Estratégico; a estrutura para o Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe; e O quê Ocorrer. Os trabalhos iniciaram no Planejamento Estratégico a partir do 6.2. Eixo I – Produção; Eixo II: Difusão/Circulação, Eixo III: Formação de público, de artistas e promotores das artes visuais; e eixo IV - Memória preservação e restauro e prosseguiu até as Considerações finais. Os comentários foram feitos na medida em que o ponto suscitava polêmica. Foram feitas observações sobre o Plano Nacional de Cultura a sua abrangência e influência sobre o Sistema de Cultura no Estado e Municípios. Dessas observações derivaram diversas alterações. O documento que trata da Estruturação do Fórum não chegou a ser discutido, ficando para as próximas reuniões.  No ponto da pauta O Quê Ocorrer. Foi sugerido por Elias que cada um dos presentes convide as pessoas apara participar das reuniões. Outra sugestão aprovada neste ponto da pauta foi de se viajar inicialmente para Itabaiana, Lagarto e Estância a fim de propagar o Fórum. Para isto, serão feitos contatos prévios com artistas destas cidades. No futuro outras cidades serão visitadas. João fará contato com o pessoal de artesanato, Elias e Silvane com o  pessoal de Itabaiana, Cruz solicitará os e-mail constantes na listas da GAAS. As datas de visitação serão conforme acertos com artistas locais. Apesar de informal, a reunião não pode prescindir das atas, na próxima serão lidas todas as atas até hoje elaboradas. Foi lembrado que, todos os documentos gerados nas discussões são abertos e passíveis de alterações para serem melhorados e que estão disponíveis no blog Fórum de Artes Visuais cujo endereço é http://forum-artesvisuais-sergipe.blogspot.com/ . As mensagens também pode ser enviadas para forumartesvisuaisse@gmail.com . Lavra esta ata Antônio da Cruz, Aracaju, 09 de agosto de 2011.

sábado, 6 de agosto de 2011

Terceira Reunião

Desde já convocamos a todos os interessados para se somarem conosco dia 9, terça-feira, na Sociedade Semar, às 19 horas, para retomarmos as discussões.
Compareça ao Fórum você também.
O quê? Terceira Reunião para a criação do Fórum Permanente de Artes Visuais
Quando: dia 09/08/2011
Onde: Sociedade Semear, Rua Vila Cristina, 146 - Em frente a antiga Associação Atlética (proximo também ao SESC Centro)
Horário: às 19 horas

Fotos da Segunda Reunião

Foto Laécio

Foto Laécio
 Clique AQUI  e veja outras fotos da segunda reunião


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Planejamento Estratégico

Como descrito na Ata, no dia 02 de agosto de 2011, discutui-se até o item 6.2 do planejamento estratégico, que voce encontra na íntegra, entre os documentos do blog, com o título "planejamento estratégico" no canto direito da tela.

Ata da segunda reunião

Ata da segunda reunião para a criação do Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe. Aos dois dias do mês de agosto de 2011, na sociedade Semear, reuniram-se as pessoas abaixo relacionadas, para discutir: o Planejamento Estratégico; Estrutura para o Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe; e O quê Ocorrer. A discussão avançou até o item 6.2 que trata do Eixo Produção, dentro do Planejamento Estratégico, cujo conteúdo sofreu consideráveis alterações e o documento ficou conforme segue em anexo. O documento que trata da Estruturação do Fórum não chegou a ser discutido, ficando para as próximas reuniões, assim como não houve discussão dentro do item O quê ocorrer. Lavra esta ata Antônio da Cruz, Aracaju, 02 de agosto de 2011.
Presentes:
Anna Lucienne Van M. Lunordi
Antônio da Cruz
Cláudia Oliveira de Jesus
Elias Santos
Fábio Sampaio
Ilma Maria de S. Santos
Jacira Moura Silva
João Valdenio Silva
Laécio Santos da Silva
Marcos Vieira
Silvane Santos

Princípios, visão e missão

Princípios
Pautar-se nas atividades estimuladoras das discussões e ações dos temas inerentes às artes visuais; estabelecer e promover entre os artistas e os parceiros relações éticas, não-partidárias e laicas; constituir-se enquanto entidade sem fins lucrativo, e capaz promover a auto-sustentação para alcançar seus objetivos.

Missão
O Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe perseguirá os objetivos para que, além de integrar em articulação harmoniosa os artistas e os seus parceiros, os resultados obtidos das suas ações e seus projetos resultem em excelência a fim de satisfazer plenamente a comunidade artística, o público e toda a sociedade. 

Visão

Com entendimento e ações de controle social dos artistas e da sociedade, que se estabeleça em Sergipe uma Política de Estado para a Cultura, de tal proporção e acerto, que venha a contribuir para a consolidação da identidade sócio/cultural sergipense.


  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP