Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Exposição Taiê de Alejandro Zambrana inaugura no SESC e propõe ação coletiva


O fotógrafo Alejandro Zambrana inaugura no próximo dia 27 de abril de 2012, às 19h, a terceira etapa do circuito da exposição Taiê. A mostra, que esteve nas cidades de Laranjeiras e São Cristóvão, no começo deste ano, vai ser exibida em Aracaju até o dia 31 de maio na Galeria de Arte do SESC Centro, no bairro de São José.
A exposição trará uma nova perspectiva do trabalho de Zambrana e será composta de 22 imagens produzidas durante a documentação dos ensaios, bastidores e do cortejo que compõe o ritual sincrético do grupo. Taiê será acompanhada ainda de uma ação educativa, um encontro com o autor e uma proposta de uma ação coletiva, que será desenvolvida junto com outros fotógrafos da cidade em homenagem às Taieiras.
Imagens - As séries que compõem a exposição foram pensadas a partir do universo simbólico do grupo. Elas propõem ao visitante uma reflexão sobre elementos (vestimentas, cores, adereços, cantos, danças, ordem do cortejo) cenários, trajetos, legado histórico e transformação cultural vivida pelas Taieiras. Pureza, Caminho, Missão, Elo e Sagrado – as cinco expressões que nortearam a narrativa da mostra exibida em Laranjeiras e São Cristóvão – ainda são pilares para a nova configuração da exposição, mas trazem outras propostas de enredo para os expectadores.
Ação Coletiva – Entre as novas proposições de Taiê está o desenvolvimento de uma ação coletiva com outros fotógrafos sergipanos. Durante o período de convivência do fotógrafo com o cortejo, as integrantes da Irmandade de Santa Bárbara virgem sempre pontuaram o desejo de receber um retorno do que é produzido sobre elas. As poucas fotografias que elas produzem ou são presenteadas pelos fotógrafos vão sendo guardadas em álbuns ou penduradas em uma das paredes da sala de estar da Irmandade, que é dedicada especialmente à trajetória do grupo.
Assim, a equipe de Taiê reservou uma parede específica da exposição para construir um Memorial às Taieiras. Os fotógrafos que documentaram o ritual, em qualquer época, estão sendo convidados a doarem uma fotografia impressa para o Memorial. As fotos ficarão exibidas durante toda a exposição com as devidas identificações dos fotógrafos e, ao final da mostra, o Memorial será doado à Irmandade de Santa Bárbara Virgem.
Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP