Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Carta Aberta ao Governador

Observem que na barra do topo do blog foi acrescentado o documento “Carta aberta ao Governador”, trata-se do documento sugerindo o Centro Cultural Arthur Bispo do Rosário, para melhor acesso vamos posta-la aqui também:
Exmo. Senhor
Governador do Estado de Sergipe
Marcelo Déda Chagas:
Meses antes do primeiro mandato se Vossa Excelência na condução do governo estadual, diversos artistas e pessoas ligadas à preservação do patrimônio, desejosos de ver cumpridas as leis, ficaram indignados com o fato de a galeria de arte instalada em um antigo prédio onde havia um restaurante, no Bairro Atalaia, receber a nominação de uma pessoa sem vínculos com as artes, politicamente ativa nos bastidores e familiar do ex-governador.
Evidentemente que ninguém se opôs à instalação da galeria. Causou indignação a atitude tipicamente plutocrata dos então governantes, em se apoderarem simbolicamente, mais uma vez, de um equipamento público para usá-lo como outdoor permanente, sinalizando assim, indícios de propaganda pessoal para uma carreira política futura, fato corriqueiro, porém, aético e fora da lei. Tal ato violou os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa, previstos no artigo 37, da Constituição Federal.

Diante de tal desfaçatez, as esperanças se voltaram para o novo governo, o de Marcelo Déda, na perspectiva de dar prosseguimento às atividades da galeria e cumprir a Constituição. O tempo, porém, mostrou que a esperança de ver a galeria ativa, prestando serviços à sociedade através dos artistas com cultura e arte, foi minguando. Depois do abandono por mais de cinco longos anos, aquela galeria se encontra em um estado lastimável: sem conservação, e, pior, depredada, deixando “O Governo da Mudança” em situação embaraçosa.
Artistas da área das artes visuais, representados neste documento, pelo Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe, acreditam ter chegado o momento de uma repostas clara e objetiva vir a público pela voz do próprio governador atual. No ensejo, estes artistas, deixam bem claro que possuem também sugestões: aquele prédio pode muito bem ser convertido em um Centro Cultural, cujas atividades ligadas às artes visuais, com cursos e oficinas, o tornará dinâmico e a atender imediatamente a população da Atalaia, bairros circunvizinhos e por consequência a capital e todo o estado. Evidentemente haverá espaço para as exposições temporárias, assim como um memorial para lembrar o seu patrono: Arthur Bispo do Rosário, nome com o qual deverá ser batizado aquele prédio enquanto novo Centro Cultural.
O substantivo Arthur Bispo do Rosário é mais do que emblemático para representar a arte contemporânea. Fez jus, inclusive, de ser um dos representantes do Brasil na Bienal de Veneza em 1995, assim como em setembro de 2011 na Bienal de Lyon, mostras na Bélgica e na Espanha ao longo do ano. Também será um dos principais destaques da 30ª Bienal de São Paulo este ano. Arthur Bispo do Rosário ocupa espaço merecido como artista contemporâneo no cenário internacional.

Além das habilidades artísticas, a condição especial de Arthur Bispo do Rosário faz toda a sociedade e o Estado reconhecerem estar diante de uma dívida para com o cidadão. Sendo homenageado pela origem, a história e o conjunto das suas obras, redime-se parcialmente a sociedade sergipana da pecha de ser indiferente àquelas pessoas nativas cujas atividades nobres elevam o nome da própria sociedade. O esforço de inclusão social, hoje muito em voga, precisa ser ampliado para inclusão dos valores nobres na memória coletiva, e, por consequência, na história de Sergipe, do Brasil e universal.
Senhor Governador, para a reativação da galeria de arte da Atalaia e a mudança do nome para Arthur Bispo do Rosário os artistas e a sociedade querem a resposta definitiva. Agora a palavra é da Vossa Excelência.
Aracaju, 02 de fevereiro de 2012.
Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe
http://forum-artesvisuais-sergipe.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Márcia Crisanto L. Montijano3 de fevereiro de 2012 às 20:03

    Muito oportuno a mudança do nome da Galeria da Atalaia para "Artur Bisbo do Rosário", como também sua transformação em Centro Cultural. Nesse sentido, tanto homenageia o Artista contemporâneo de renome e da terra, como também, dinamisa o uso do espaço. Quero aqui parabenizar os mentores de brilhante idéia.

    ResponderExcluir

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP