Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Semana de 22 – 90 anos depois

Palestrante: Antônio da Cruz
A Semana de Arte Moderna completa 90 anos no dia 13 de fevereiro de 2012.  Este fato cultural entrou para a história do Brasil, quando poderia ser simplesmente mais uma das “esquisitices” de jovens burgueses. Na verdade, ali se deu um passo importante para o Brasil se autorreconhecer.  Ainda que, inspirado nos movimentos vanguardistas europeus, o movimento modernista brasileiro ganhou feição própria, pois teve no seu bojo a iniciativa da valorização dos elementos populares até então secundados. 
Algo semelhante se deu no Romantismo, século dezessete até o dezenove, porém, ao invés da sisudez, da melancolia imbricada com a paixão nacionalista e da pompa, peculiaridades dos românticos, com os modernistas se acentuaram o deboche, a ironia, enfim, o fino e bom humor. Isto muito bem evidenciado nas expressões como poesia, prosa, música e artes visuais. Fazia-se assim, esforço para a busca da própria identidade brasileira.
Hoje, afastado daquele contexto se pode lançar um olhar analítico para entender, qual o legado da Semana de Arte Moderna de São Paulo.
Nesta palestra, Antônio da Cruz, um artista com inclinação aos debates, entra com o público nos meandros da história da arte, e propõe refletir sobre o quê foi e qual a importância daquela semana que agitou o Teatro Municipal de São Paulo, cuja visão de cultura, posteriormente, mais silenciosa do que barulhenta, foi se espalhando paulatinamente por vários estados brasileiros.
Nesta abordagem Antônio da Cruz faz um recorte enfatizando as artes visuais dentro da Semana de 22; os fatos antecedentes e pós-semana. As articulações nos bastidores, os artistas de destaque, as frustrações, o engajamento político, as divisões, e, claro, as muitas polêmicas por todos os lados. Você vai gostar do bate-papo, compareça.
Dia 13 de fevereiro, segunda-feira, no Espaço Cultural Semear, às 19 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP