|
Foto:Gustavo (Semear) |
Em comemoração aos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, o
Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe, a Sociedade Semear, a Associação dos Artistas Plásticos de Aracaju (AAPLASA) e o Grupo de Artistas Glorienses, promoveram no dia 13 de fevereiro, uma palestra com o artista plástico Antônio da Cruz sobre o tema “
Semana de Arte Moderna – 90 anos depois”.
Na palestra que reuniu estudantes, professores, artistas plásticos e amantes da arte, Cruz abordou os diversos aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos da geração que contribuiu para o florescimento do modernismo no Brasil, em especial nas artes visuais. Passando pela biografia de cada um dos artistas integrantes da Semana de 22, o artista plástico provocou uma reflexão a respeito do legado deste fato cultural que entrou para a história do Brasil.
|
Foto:Gustavo (Semear) |
“Na verdade, ali se deu um passo importante para o Brasil se autorreconhecer. Ainda que, inspirado nos movimentos vanguardistas europeus, o movimento modernista brasileiro ganhou feição própria, pois teve no seu bojo a iniciativa da valorização dos elementos populares até então secundados”, comenta Antônio da Cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário