http://www.agencia.se.gov.br/ |
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) também marcou presença no Encontro, através da titular da pasta, Eloísa Galdino. A gestora levou a palavra do governador Marcelo Déda aos participantes do evento, esclarecendo que a partir dessa gestão, cultura deixou de ser um elemento meramente simbólico para tornar-se ferramenta de inclusão social e desenvolvimento humano em Sergipe.
Durante o evento, foi apresentada uma série de ações da Secult que estão impulsionando o desenvolvimento cultural do Alto Sertão e o que está planejado para ocorrer nos próximos anos. Vários artistas e militantes da área tiveram a oportunidade de questionar a gestora sobre temas diversos relacionados à cultura, como preservação do patrimônio histórico, circulação da arte sertaneja e elaboração de projetos culturais, por exemplo.
Na avaliação da secretária Eloísa Galdino, o encontro com os agentes culturais do Alto Sertão foi extremamente proveitoso. “É muito bom poder dialogar com quem produz cultura no interior do estado e estabelecer uma troca de informações: a gente traz informação de como eles podem potencializar ainda mais as atividades que desenvolvem, e nós, da Secult, percebemos pontos que precisamos avançar em nosso trabalho a partir desse contato mais próximo com a cultura do Sertão de Sergipe”, disse.
Nota de Wellington Santos artista plástico membro do Fórum: "Encontro com vários artistas da música nordestina, grupo de Teatro, agentes culturais militantes do MST e outros. Onde a Secretária de Estado da Cultura Eloísa Galdino falou das ações do Governo Deda para a cultura e abertura de linhas de Créditos para grupos e artistas na compra de instrumentos musicais e equipamentos necessários no desenvolvimentos da arte, através do Cred Banese Cultural, além de cursos de capacitação na elaboração de projetos culturais em parceria com o Sebrae. Estes foram os tópicos mais importantes."
Nenhum comentário:
Postar um comentário