Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Exposição Taiê de Alejandro Zambrana inaugura no SESC e propõe ação coletiva


O fotógrafo Alejandro Zambrana inaugura no próximo dia 27 de abril de 2012, às 19h, a terceira etapa do circuito da exposição Taiê. A mostra, que esteve nas cidades de Laranjeiras e São Cristóvão, no começo deste ano, vai ser exibida em Aracaju até o dia 31 de maio na Galeria de Arte do SESC Centro, no bairro de São José.
A exposição trará uma nova perspectiva do trabalho de Zambrana e será composta de 22 imagens produzidas durante a documentação dos ensaios, bastidores e do cortejo que compõe o ritual sincrético do grupo. Taiê será acompanhada ainda de uma ação educativa, um encontro com o autor e uma proposta de uma ação coletiva, que será desenvolvida junto com outros fotógrafos da cidade em homenagem às Taieiras.
Imagens - As séries que compõem a exposição foram pensadas a partir do universo simbólico do grupo. Elas propõem ao visitante uma reflexão sobre elementos (vestimentas, cores, adereços, cantos, danças, ordem do cortejo) cenários, trajetos, legado histórico e transformação cultural vivida pelas Taieiras. Pureza, Caminho, Missão, Elo e Sagrado – as cinco expressões que nortearam a narrativa da mostra exibida em Laranjeiras e São Cristóvão – ainda são pilares para a nova configuração da exposição, mas trazem outras propostas de enredo para os expectadores.
Ação Coletiva – Entre as novas proposições de Taiê está o desenvolvimento de uma ação coletiva com outros fotógrafos sergipanos. Durante o período de convivência do fotógrafo com o cortejo, as integrantes da Irmandade de Santa Bárbara virgem sempre pontuaram o desejo de receber um retorno do que é produzido sobre elas. As poucas fotografias que elas produzem ou são presenteadas pelos fotógrafos vão sendo guardadas em álbuns ou penduradas em uma das paredes da sala de estar da Irmandade, que é dedicada especialmente à trajetória do grupo.
Assim, a equipe de Taiê reservou uma parede específica da exposição para construir um Memorial às Taieiras. Os fotógrafos que documentaram o ritual, em qualquer época, estão sendo convidados a doarem uma fotografia impressa para o Memorial. As fotos ficarão exibidas durante toda a exposição com as devidas identificações dos fotógrafos e, ao final da mostra, o Memorial será doado à Irmandade de Santa Bárbara Virgem.
Mais informações

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Mergulho no Cinema

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira - NPD, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo | Funcaju, tem o prazer de convidar para o segundo Mergulho no Cinema do ano, que acontece quarta, 25, às 19h, na sede do NPD. O Mergulho é uma ação do Cineclube Orlando Vieira, em parceria com Cine Mais Cultura, Programadora Brasil e Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, com exibição de filmes à beira da piscina do Núcleo para o público adulto. Desta vez, o Mergulho conta também com a parceria do FAVS -Fórum de Artes Visuais de Sergipe. No mês de abril, o Cineclube apresenta três curtas que retratam formas de se viver, levar a vida através da arte. Vigorosos documentários, por meio dos quais, os cineastas imprimem em imagens e sons suas impressões sobre as primeiras expressões plásticas, inventando novas obras com seus personagens e fazendo da arte também sua escolha de vida. Serão exibidos os curtas Milton Dacosta - Íntimas Construções | dir. Mário Carneiro, 1998, RJ, Brasil; Spray Jet | dir. Ana Maria Magalhães, 1985, RJ, Brasil; Ver Ouvir | dir. Antônio Carlos da Fontoura, 1966, RJ, Brasil. Data | 25 de abril Hora | 19h Local | NPD | Rua Lagarto, 2161

domingo, 22 de abril de 2012

Artista sergipana fará exposição em Nova York


A artista plástica Hortência Barreto, com apoio da Construtora Celi, fará exposição de suas mais recentes obras na cidade de Nova York (USA), no período de 24 de abril a 15 de maio próximo, na Agora Gallery, localizada no bairro Chelsea, cujo vernissage se realizará no dia 26 de abril, das 18 às 20 horas.
Hortência lança mão da geometria para fazer uma leitura das toalhas de mesa popular e dos redendês nordestinos, universalizando o regional. Traduz a sua aldeia de forma cosmopolita.
A exposição, intitulada Sinfonia da Cor, que também reúne obras de outros artistas plásticos, segundo a apresentação virtual da exposição daAgora Gallery, remete “... a uma festa para os olhos e ao modo como esses inovadores artistas experimentam uma variedade de matizes e tons.O resultado é alegre, vigoroso e um pleno deleiteinteiramente de acordocom uma estação de crescimento e esperança. No entanto, as obras sãotambém reflexivas, incentivando o público a se envolver com as idéias que elas suscitam”.

sábado, 14 de abril de 2012

Fundo Internacional para a Diversidade Cultural: Terceira chamada para pedidos de financiamento

Em 14 de março de 2012, o FIDC lançou sua terceira chamada para pedidos de financiamento para os programas / projetos e pedidos de assistência preparatória destinada a promover a criação de um setor cultural dinâmico a nível nacional e / ou local, principalmente através de atividades para facilitar a introdução de novas políticas e as indústrias culturais, ou reforçar os já existentes.
São elegíveis para se candidatarem aos fundos ao FIDC autoridades do governo e ONGs nos países em desenvolvimento que sejam Partes da Convenção de 2005 sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais e ONGs internacionais,
Atualmente, o fundo de FIDC com cerca de US $ 3 milhões de americanos de 48 projetos em 35 países em desenvolvimento, cobrindo uma vasta gama de áreas como o desenvolvimento e implementação de políticas culturais, capacitação de empreendedores culturais, os mapeamento das indústrias culturais e criação de novos modelos de negócios nas indústrias culturais.
Prazo para o Secretariado da Convenção de 2005 deve receber pedidos de financiamento das Comissões Nacionais e ONGs internacionais: 30 de junho de 2012, à meia-noite CET
Para obter detalhes, consulte a página FIDC .
Contato: IFCD.Convention2005 @ unesco.org
Para mais informações sobre o processo de candidatura, consulte:
Este informe foi contribuição de Marcilio Medeiros / Fórum de Literatura de Sergipe

domingo, 8 de abril de 2012

Secult-PE e Fundarpe lançam convocatória nacional para o FIG 2012

A partir do próximo dia 9 até 27 de abril, artistas e produtores culturais de todo país poderão enviar suas propostas artísticas para participar do Festival de Inverno de Garanhuns 2012. O edital da Convocatória (em anexo) tem por objetivo democratizar o acesso dos artistas a este que é um dos festivais de arte e cultura mais importantes do país. É também uma forma da comissão responsável pela montagem da programação tomar conhecimento dos novos projetos artísticos que estão sendo realizados no país, em todos os segmentos: música, teatro, dança, circo, artes visuais, formação, entre outros; formando, com isso, uma grade diversificada e de qualidade.
A programação cultural do 22º FIG – que acontecerá de 12 a 21 de julho – contará com oficinas, shows, cortejos, performances, intervenções, espetáculos, palestras, exposições, mostras, encontros, ações de patrimônio, entre outras atividades. As propostas devem ser entregues no protocolo da Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469 – Boa Vista – Recife) ou enviada pelos Correios. O resultado será divulgado no dia 11 de junho.
Confira AQUI a Convocatória Nacional.
Este informe foi contribuição de Emanuel Garapa / CODEC-SE 

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Lançados os editais do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012

A Funarte publicou, no dia 6 de março, quatro editais do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012. Válidos para todo o Brasil, os editais selecionam projetos de exposições, a serem realizadas nos espaços de artes visuais de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e São Paulo (SP).
Estão habilitadas a participar pessoas físicas, envolvidas com as artes visuais. O (a) participante pode também representar coletivos de artistas, ou pode, ainda, ser representado (a) por uma pessoa jurídica. O edital foi publicado no Diário Oficial da União, nº 45, Seção 3.
O objetivo do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea é estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências, em seus vários tipos de manifestação, estimular a produção artística e promover sua difusão, bem como a reflexão e a troca de informações por toda a comunidade ligada às artes visuais. Todas as ações ou produtos gerados pelo Prêmio serão gratuitos. Além disso, os editais do Prêmio dão ampla liberdade quanto às linguagens a serem utilizadas nos projetos, que podem ser direcionados a qualquer público.
Os projetos com inscrição validada serão analisados por comissões de seleção independentes. Elas serão compostas de um representante da Funarte; os demais serão convidados, por notório e amplo conhecimento da produção nacional de artes visuais. A Funarte apenas acompanha e preside os trabalhos desta comissão, não influenciando no resultado final.
Entre os resultados planejados na proposta, devem ser previstas as possíveis contribuições ao conhecimento e à difusão de processos criativos em artes visuais. Na elaboração dos projetos, devem também ser considerados a qualidade, o planejamento e a divulgação necessários para a disponibilização dos resultados à sociedade, e ainda a adequação à arquitetura e às especificidades de cada espaço.
Acesse informações sobre cada edital abaixo
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Sala Nordeste de Artes Visuais Recife
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Galpão 5 – Funarte MG
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Galerias Funarte de Artes Visuais – São Paulo
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise

Sistema Nacional de Cultura

Apresentacao programas prioritarios 2012 Minc

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Nova Diretoria do Fórum Nacional

O secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, é o novo presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. Ele foi eleito na última sexta-feira (30), durante a 1ª reunião ordinária do fórum em 2012, realizada em Aracaju. No encontro foram eleitos, também, cinco vice-presidentes regionais e escolhidos os representantes do fórum para o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) e para a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), dois órgãos colegiados do Ministério da Cultura (MinC).
O fórum é um mecanismo de estruturação das políticas públicas na área cultural. Tem a missão, dentre outras atribuições, de auxiliar os estados a elaborarem seus planos de cultura e a se incorporarem ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), coordenado pelo MinC. O secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, João Roberto Peixe, e a secretária de Cidadania Cultural, Márcia Rollemberg, representaram o ministério no encontro.
Ao ser escolhido para a presidência da entidade, o secretário Hamilton Pereira agradeceu aos presentes e destacou a gestão da secretária de Cultura do estado de Sergipe, Eloísa Galdino, à frente do fórum. Ele disse que foi no mandato de sua antecessora que a entidade adquiriu uma importante posição dentro da agenda de debates junto ao Ministério da Cultura.
O secretário do Distrito federal afirmou que pretende fortalecer ainda mais as discussões em torno do desenvolvimento dos Planos de Cultura nos estados e municípios e sobre a construção do Sistema Nacional de Cultura. “Nesse sentido, o fórum tem o papel de democratizar ainda mais a instituição e buscar os setores que ainda estão desorganizados para que possam contribuir com o desenvolvimento dessas políticas”, enfatizou Pereira
Representantes regionais
Os nomes dos cinco representantes regionais escolhidos durante a reunião de Aracaju foram: Francisco J. Pinheiro (Ceará), como vice-presidente da região Nordeste; Assis Brasil (Rio Grande do Sul), como vice-presidente da região Sul; Francisco Leilson (Rondônia), como vice-presidente da região Norte; Hamilton Pereira (Distrito Federal), como vice-presidente da região Centro-Oeste; e Andrea Matarazzo (São Paulo), como vice-presidente da região Sudeste.
A secretária de Cultura do estado de  Sergipe, Eloísa Galdino, foi escolhida para ser a representante do fórum na CNIC,  comissão responsável pela avaliação dos projetos culturais que pleiteiam apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, também conhecida como  Lei Rouanet.
Também foram escolhidos três conselheiros e respectivos suplentes para representarem o fórum no CNPC. Os nomes indicados foram: Hamilton Pereira (Distrito Federal), Katia Rocha (Tocantins) e Gilvane Felipe (Goiás), como titulares. Como suplentes assumem: Assís Brasil (Rio Grande do Sul), Francis Mary Alves (Acre) e Francisco Leilson (Rondônia). O conselho é um órgão colegiado, formado por representantes governamentais e da sociedade civil, e funciona como um órgão de apoio e assessoramento para as políticas públicas do MinC.
Os integrantes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura reúnem-se quatro vezes por ano para discutir os rumos das políticas nacionais e regionais de Cultura. Os próximos encontros de 2012 vão ser realizados nas cidades de Porto Velho (24 e 25 de maio), São Paulo (30 e 31 de agosto) e em Goiânia (29 e 30 de novembro).
(Texto: Patrícia Saldanha, Ascom/ MinC / informações de Glauco Vinícius,  Secult/Sergipe / Foto: Daniel Oliveira/Secult-SE)

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Encontro sobre o Plano Nacional de Cultura

No dia 04 de Abril de 2012, quarta-feira, às 20h no Semear, o FAVS – Fórum de Artes visuais de Sergipe, convida todos os membros, todos profissionais e estudantes da área de artes visuais, e demais interessados, para explanação da constituição do Plano Nacional de Cultura, entre os assuntos inseridos, será abordada a importância dos Fóruns Setoriais, a relação com o CNPC - Conselho Nacional de Política Cultural, a organização, estrutura, funcionamento e os critérios para eleição dos representantes da Câmara Setorial e do Conselho Municipal, e o que toda essa mudança de gerir políticas culturais interferem na sua produção artística. Esse diálogo será conduzido por Virgínia Lúcia Menezes - Representantes do Setorial de Teatro no Conselho Nacional de Política Cultural. Você não pode perder!

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP